terça-feira, 22 de março de 2011

Comandos Básicos e Nosso Primeiro Programa

  • Comandos Básicos & Nosso primeiro programa
Primeiramente devemos especificar o que é um comando.Comando nada mais é do que uma ordem que você(Programador) vai escrever no código de seu programa para quando seu código for compilado o computador execute este comando.
  •   Alguns comandos básicos: 
             printf --> Comando usado para exibir no tela uma mensagem ao usuário seja uma  frase seja um valor armazenado numa variável.    Exemplo: printf(“argumento”,variável); 

Obs. Pode-se junto com o argumento se você deseja mostrar um valor da variável para o usuário fazer uso de um identificador correspondente ao tipo de sua variável.

  • Lista de Identificadores

                      
Código
Significado
%c
Exibe um caractere
%d
Exibe um inteiro em formato decimal
%i
Exibe um inteiro
%f
Exibe um ponto flutuante em formato decimal
%s
Exibe uma string

Exemplo: Queremos exibir o valor da variável “x “que é do tipo inteiro na tela.
Usaremos o comando printf(“Valor: %i”,x); ou seja colocamos o argumento “Valor:” seguido do identificador “%i”que vai pegar o valor da variável inteira e exibir na tela após o argumento. 

                scanf --> Comando para armazenar um valor numa variável, no scanf usaremos os identificadores também de acordo com o tipo de nossa variável. Colocando o identificador entre Aspas duplas seguido de vírgula e do nome da variável precedida de &(e comercial). Exceto quando a variável for do tipo caracter e string que não precisaremos fazer uso do “&”.Exemplo: scanf(“identificador”,&variável);

      Alguns comandos que como os identificadores podem ser colocados no comando printf para melhorar a compreensão do usuário ao ver a mensagem na tela.
Código
Significado
\n
Pula linha
\t
Coloca um espaço tipo tab
\b
Apaga 1 caractere
Exemplo: quero mostrar o texto:”Ola” numa linha e “Amigos” na outra linha.
printf(“Ola \n Amigos”);


Com isso já podemos fazer nosso primeiro programinha
Usaremos a ferramenta de desenvolvimento chamada “Code Blocks” segue o link no fim do post para download.
Baixado e devidamente configurado abriremos o Code Blocks
e seguiremos alguns passos para fazer nosso programa.

1.    Clicaremos em New Project, em seguida escolha Console Application.

2.    Escolha um nome para seu projeto, no campo seguinte indique o local para salvar este projeto.
3.    Após isto é só ir dando “next”.

Após isto esta tela será exibida, clique no ícone sources e dê um duplo clique no “main.cpp”.
Agora podemos começar a escrever nosso programinha para escrever “Bem Vindo a Programação e logo após isto guardar um valor inteiro na tela e mostrá-lo a seguir.
Obs. Os comandos do sistema estão em Azul.

#include<stdio.h>
int main ()
{
int valor;
printf("Bem Vindo a Programacao \n");
printf("Digite agora um valor qualquer \n");
scanf("%d",&valor);
printf("Seu Valor:%d",valor);
return 0;
}
Obs. Observe que eu digitei programação sem o ç (cedilha) e sem o til (~)
Porque a linguagem C não suporta acentos nem o cedilha (ç).
Após digitar o código acima deve aparecer uma tela Igual a essa aqui:



Observe que eu digitei 12 o programa guardou na variável “Valor” e logo em seguida exibiu para mim junto com o Argumento que eu coloquei no ultimo printf do código.

Com isso fizemos nosso primeiro programa, aprendendo sobre alguns comandos básicos de C.
No próximo post sobre programação:"IF e ELSE e Uso de Operadores"

2 comentários:

  1. Como escrever sem corromper o arquivo,Por exemplo;
    CMainMenu_NewGame,New Game, eu quero traduzir New Game, mas New tem 3 letras e Novo tem 4, se eu escrever uma letra a mais, ele corrompe o arquivo.
    Como que eu escrevo sem corromper o arquivo?

    ResponderExcluir
  2. CMainMenu_Novo_Jogo isso que vc queria?

    ResponderExcluir