segunda-feira, 21 de março de 2011

Variáveis & Constantes


  •   Variável & Constante 
      Segundo o conceito do Wikipédia. Variável é um objeto (uma posição, freqüentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão. Enquanto as variáveis só "existem" em tempo de execução (Quando o programa está em execução), elas são associadas a "nomes", nomes estes chamados identificadores, durante o tempo de desenvolvimento, ou seja, pelo tempo em que o programa se encontra em execução. 
       Variável é definida como esse espaço que você vai criar para guardar seja um valor pra somar com outro, seja um nome pra exibir na tela para o usuário. 
       Constante nada mais é do que uma variável com o valor predefinido e inalterável como já diz o nome a constante permanece com o mesmo valor desde declarada ate o fim do programa.  

  • Constante X Variável 
       A diferença primordial entre estes dois conceitos é que constantes são valores inalterados e variável é uma entidade capaz de manifestar diferenças em valor, assumindo, inclusive, valores numéricos. Diz-se que a variável possui qualquer valor dentro de um campo determinado, ele atua como uma "gaveta", onde nessa "gaveta" nós podemos guardar qualquer valor.
Veremos agora como declarar variáveis ou constantes. 
     Primeiramente devemos saber sobre os chamados Tipos de Dados ou seja o tipo que nossa variável ou constante irá assumir quando declarada para guardar ou não, um determinado valor de nosso programa. São quatro:

1)    Int: Esse tipo de dado é feito para guardar números inteiros.
Exemplo: 9,53,89,160

2)    Char: Esse tipo é feito para guardar apenas uma letra ou numero simples Alfanumérico.
Exemplo: A, a, B, 1,5,

Dica rápida: A linguagem ‘C’ é case sensitive, ou seja, ela diferencia letras minúsculas de maiúsculas
Exemplo: ‘a’ é diferente de ‘A’.

3)    Float: Esse tipo é feito para receber números fracionários e números reais (o que inclui os números inteiros).
Exemplo: 3.1415

Dica rápida: Em C usaremos para representar a vírgula dos números decimais o ponto (.).
Exemplo: 1.3

4)    Double: Esse tipo é bem parecido com o tipo Float sendo que ele pode números fracionários com um numero maior de casas decimais. 
Exemplo: Por exemplo, esse número imenso!
558749.16846516487975132156857452131274127412974812794812794812798412

Pronto após sabermos disso podemos declarar nossas variáveis ou constantes lembrando-se de algumas regras a seguir para que possamos ser bons programadores.

1)    Não é permitido o uso de números no início do nome (identificador) da variável, mais após ter começado com uma letra você poderá usar números se quizer.
Exemplo: 2ap, 3aw <-- Errado
A2P2 <-- Correto
2)    Não usar espaços entre as variáveis para isso use o caractere _ (Sublinha).
3)     Não é permitido o uso de Caracteres especiais para especificar o nome (identificador) da variável ou constante.
Exemplo: #ad, *as, -er  <-- Errado
4)    Não repetir nomes de variáveis ou constantes.
Exemplo: int teste; char teste; <--Errado
5)    Não utilizar palavras reservadas no programa, ou seja, aquelas palavras que significam algum comando no código.
Exemplo: “printf”, ”if”,”else”
6)    Seja coerente com os nomes que você dá as suas variaveis.

Dica rápida: Pode-se separar as variaveis por vírgulas e declarar mais de uma variavel é só colocar virgula entre elas claro que elas devem ser do mesmo tipo.
Exemplo: char nome, sobrenome;
      Int num, num2;

Dica rápida: No fim de cada linha de comando usaremos o ponto e vírgula (;) para que o compilador reconheça o comando. 

      É imporante que essas dicas de declaração de variáveis fiquem bem fixadas porque daqui pra frente o que mais você que está começando a programar vai escutar é a palavra 
"Variável".
 No próximo post sobre programação:"Alguns comandos Básicos e Nosso primeiro programa".

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